Voz do servidor

Meu nome é Liliane Simplício, sou servidora aposentada desde 2019, também sou psicóloga. Quero compartilhar com vocês o que vivi nos últimos dias.

Estamos vivendo um tenso momento, com a população dividida por causa da polaridade política. No dia 02 de outubro me peguei bastante frustrada, especialmente com as eleições para o Congresso Nacional. Pus-me a postar meus desabafos em redes sociais.

Deparei-me com duas queridas e importantes amigas votando no candidato a Presidente adversário ao meu. Foi um susto, pois, a minha máxima estava sendo: – quem vota nesse candidato mau caráter, também não tem caráter. Pois bem. Minhas amigas possuem caráter inquestionáveis, com valores e princípios de vida muito parecidos com os meus.

Propus a elas conversarmos a respeito. Cada uma de nós expôs seus medos com essas eleições. Vi claramente que o medo de cada uma é REAL PARA SI. Posso não concordar e não acreditar no que elas acreditam. Porém, o sentimento de cada uma é real. Após o papo, prosseguimos com escolhas diferentes, respeitando umas a outras, com muito amor, pois somos amigas que se amam.

Isso me trouxe uma profunda reflexão. Eu, Liliane, com meus julgamentos e temores, estava caminhando para o lugar que eu abomino: da separação, do preconceito, da incompreensão e intolerância. Há de separarmos o fanatismo político – seja de qual lado for, dos motivos e medos que as pessoas têm ao optar por um lado ou outro.

Concluí que para manutenção da saúde mental e emocional, eu preciso aceitar que as pessoas pensam diferente, escolhem diferente, julgam diferente, tem medos diferentes de mim. E tudo isso é muito real para a pessoa, assim como minhas próprias crenças e temores são reais para mim. Mas não são para elas.

Trago essa reflexão para vocês, pois, essa polaridade tem sido bastante perniciosa. Criamos altas expectativas em relação aos candidatos e a toda população, especialmente dos familiares e amigos. Assim nos frustramos.

Acredito sim, que cabe a cada um de nós fazer a nossa parte nessa responsabilidade cívica. Conversando, debatendo, argumentando, contra argumentando, sem perder a civilidade. (continua nos comentários)

Related Posts