Voz do servidor

Queremos viver! Ao mesmo tempo, ficamos ansiosos para o tempo passar logo e chegar o final de semana. Olhar para a nossa finitude nos dá outra perspectiva, inclusive no trabalho, que ocupa boa parte do nosso dia. Um dia que passa, um dia a menos de vida.

Estou aproveitando cada um desses dias ou só estou esperando as férias chegarem? Cabe à Instituição propiciar um contexto que engaje as pessoas, deixando claro os objetivos e o que se espera de cada servidor.

Também precisamos de um ambiente que reconheça as potencialidades e as necessidades de cada indivíduo e que promova a inserção e a permanência no trabalho de forma equânime.

Cada servidor é único e é essa diversidade que contribui para que a Instituição alcance os seus objetivos. Compete a nós, gestores ou não, contribuir para a construção de um ambiente de trabalho que atenda às nossas necessidades sociais, de estima e autorrealização e não apenas de segurança.

Pensar em saúde mental no trabalho é fundamental. Para a OMS, a saúde mental é muito mais que a ausência de doenças. É um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Não precisamos apenas nos cuidar fora do trabalho para estar bem nele.

O nosso tempo é valioso. É imprevisível saber o quanto o teremos. Que ele seja vivido intensamente e de forma saudável em todos os espaços que ocupamos. A função da Instituição é nobre, que a nossa seja também.

Related Posts