Em junho, o Sindslembh solicitou ao Comitê do Compliance a indicação de um representante do sindicato para a Frente de Trabalho responsável pela elaboração do Código de Ética do Servidor, o que foi aceito. A partir de então o servidor Otávio Debien tem participado das discussões.
Neste momento, houve a decisão do Comitê pela abertura aos servidores efetivos e amplos, da ativa, da possibilidade de apresentar comentários e sugestões a respeito da minuta deste código, elaborada pela frente de trabalho citada.
A primeira etapa deste trabalho é a disponibilização de documento compartilhado com a minuta do código de ética, com possibilidade de inserção de comentários livres nos trechos desejados. Há possibilidade de comentários anônimos. Esta etapa vai até o dia 28/07/23.
Na semana seguinte, haverá realização de grupos focais, remotos, mediados pelo sindicato, para discussão dos temas considerados mais polêmicos, em função dos resultados da etapa 1.
Finalizando o processo, o Sindslembh irá consolidar as sugestões recebidas nas etapas anteriores e encaminhar ao Comitê do Compliance uma proposta.
O Sindlslembh convida os servidores a ocuparem este espaço de participação e contribuírem para formação da inteligência coletiva a respeito de assunto tão relevante para a nossa vida funcional.