Contribuição sindical, entenda o tema

O que é contribuição sindical (CS)? A contribuição sindical é um valor descontado do salário do funcionário destinado ao seu sindicato, entre outras entidades. Corresponde a um dia do seu salário e era obrigatória até 2017, quando passou a ser facultativa.

A CS é uma das formas de contribuir financeiramente com o Sindslembh. Outra forma é se filiando e pagando a mensalidade de R$40,00.

Qual a importância da CS? Antes de 2017, a CS era a principal fonte de recursos do Sindslembh. A partir de então, tivemos que nos reorganizar para que chegássemos ao equilíbrio financeiro que existe hoje, que é bastante apertado.

Hoje nossas principais fontes de recursos são as mensalidades e os recursos provenientes dos serviços de terceiros que intermediamos, como plano de saúde e telefonia. A CS é importante para nos dar possibilidade de investir em projetos novos e para fortalecer o sistema sindical.

Pra onde vai o dinheiro? A distribuição é essa:

5% para a confederação correspondente, que no nosso caso é a conacate.org.br

10% para a central sindical – publica.org.br

15% para a federação – fenalegis.org.br

60% para o Sindslembh

10% (dez por cento) para a ‘Conta Especial Emprego e Salário’ (CEES).

Como contribuir?

Se você está na ativa, vá na Intranet, em Formulários e busque pela palavra “sindical”. Preencha o formulário e envie para secpag@cmbh.mg.gov.br até o dia 15/03.

Se você é aposentado, você deve fazer uma doação através do PIX 05535076000135 (CNPJ), com o valor que gostaria de doar. Esta opção também é válida para os servidores da ativa e neste caso o recurso vem integralmente para o Sindslembh.

Você já pensou que ter um sindicato financeiramente forte e bem estruturado pode permitir que ele atue em benefício do servidor em mais frentes, de forma mais consistente e contínua?