De olho no trabalho

Entenda o motivo de tantas pessoas trocarem de emprego no Brasil – Jornal o Tempo

Em agosto de 2022, houve mais de 630 mil pedidos de demissão no país, um recorde de uma série iniciada no início de 2020.

Alguns fatores explicam o movimento, segundo “especialistas” consultados:

– O mercado está se normalizando com o fim da Covid. Empresas estão recuperando atividades normais, outras reduzindo, então oportunidades de troca aparecem.

-Após a pandemia, o trabalhador passou a considerar qualidade de vida ao escolher o emprego. “Não é só o dinheiro que conta. O momento de isolamento social fez outros fatores pesarem nessa balança, como a proximidade do local de trabalho e até uma preferência pelo home office.”

– Profissionais podem querer “se retirar de uma cultura corporativa tóxica, onde não há reconhecimento, não há diversidade, não há inclusão, equidade…”

– Expectativa de crescimento e equidade: falta de reconhecimento e crescimento fazem pessoas quererem sair

O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER – um resumo do que foi falado:

– respeito aos direitos trabalhistas (em função da crescente precarização do trabalho)

– promoção de ambientes acolhedores

“importante que as empresas se posicionem de uma forma mais empática, trabalhem mais a escuta ativa e consigam mapear o que de fato os seus funcionários gostam”

– lideranças mais vulneráveis, no lugar de líderes “imbatíveis”

– oferecimento de cursos, mentorias e capacitações.

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Sindslembh.

Related Posts