Teletrabalho

“Uma gestão estratégica, participativa e democrática, focada em resultados, que não se restrinja ao domínio do conhecimento técnico, mas de competências comportamentais/socioemocionais, como a colaboração”. Essa é uma das características apontadas por Jéssica Nogueira Correia, da Seção de Benefícios (Secben) como essenciais para a gestão do teletrabalho, regulamentado este ano na Câmara Municipal. Ao elaborar a proposta, entregue em junho de 2022, o Sindslembh utilizou estratégias como estudo de características necessárias de gestão e liderança; estudo de regulamentação do sistema em 21 órgãos públicos; e acesso, por meio da Lei de Acesso à Informação (Lai), a dados referentes à economia de recursos na CMBH: mais de R$ 700 mil em um ano.

Jéssica valoriza, também, características como espírito de equipe, levando em conta os anseios de todos e não somente do líder, para um maior engajamento, satisfação, aumento de produtividade e melhoria da qualidade do ambiente de trabalho. Destaca, ainda, a importância da flexibilidade, sem apego do gestor a padrões fechados. 

Outro requisito priorizado pela servidora é a assertividade, considerando que a liderança deve ser clara quanto a objetivos/metas, quanto às novas regras de avaliação de desempenho, a serem medidas não mais por carga horária, mas pelo comprometimento com qualidade e entrega do trabalho com prazos definidos conforme a necessidade. Para ela, na gestão remota, o líder deve respeitar o horário de expediente do servidor, salvo em casos de urgência; e ser aberto ao diálogo, sobretudo na troca de “feedbacks”. Por fim, Jéssica defende a realização de treinamentos voltados a esses líderes. 

Quanto à utilização de recursos nesse novo sistema, afirma que o trabalho remoto acarreta um aumento de despesas em casa, com energia elétrica, água, telefone, itens de escritório, café, açúcar e produtos de limpeza; e com a aquisição de um computador de melhor qualidade e de um serviço de internet mais eficiente, permitindo, assim, uma economia de gastos à instituição. “Por outro lado, o teletrabalho possibilita ao servidor uma economia financeira, com transporte, de tempo e sustentável”, conclui.

Por Andrea Teixeira

Related Posts