PEC 66/2023, aprovada no Senado, pode virar lei – 2ª ATUALIZAÇÃO

Em Belo Horizonte, sob a coordenação do SINDBEL, sindicatos têm discutido a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 66/2023, as estratégias de manifestação contrária dessa proposta que corrói as carreiras públicas e afronta a isonomia de estados e municípios na determinação de suas regras previdenciárias.

O Sindslembh tem participado de todas as reuniões e apresentado sugestões de ações para barrar a tramitação dessa PEC absurda. Por exemplo, questionar aos candidatos a Prefeito da nossa capital, principalmente àqueles que são deputados federais, qual o posicionamento deles e de seus respectivos partidos frente à PEC. Saber quem está contra ou a favor é um ótimo parâmetro para nossa decisão de voto.

Depois do avanço acelerado e sem qualquer debate, o texto da PEC 66 tem sido questionado por inúmeras entidades representativas dos servidores públicos em geral. As Notas Públicas, Notas de Repúdio e manifestações contrárias à proposta estão se multiplicando pelo país. Vejam as matérias nos links abaixo:

1. Associação dos Magistrados BrasileirosNota pública à Nação brasileira contra a PEC 66/2023 que acaba com a autonomia do regime de previdência dos estados e municípios;
  2. Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da UniãoSenado aprova idade mínima de 65 anos para aposentadoria de servidores em estados e municípios;
  3. Associação Nacional de Fiscais de Tributos EstaduaisPEC 66/2023: Um desastre na forma e no conteúdo;
  4. Sindicato dos Psicólogos de São Paulo – PEC 66/2023 pode aumentar custo da previdência para servidores;
  5. Sindicato dos Professores do Distrito Federal – PEC 66 | PEC da Morte promete enterrar de vez direito à aposentadoria e Sinpro busca apoio de parlamentares contra PEC 66;
  6. Central Única dos Trabalhadores – CUT se posiciona contra PEC 66 de regras previdenciárias para estados e municípios.

Continuaremos atentos e manteremos vocês informados.